A aveia é facilmente encontrada em qualquer supermercado, é barata e cabe na dieta de qualquer pessoa, sendo muito nutritivo, possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas do grupo B e E, alem de ser um dos cereais mais importante, pois é rico em fibra e faz parte da nossa lista de carboidratos complexos assim como a batata doce, prolongando a saciedade por mais tempo, pois tem uma digestão mais lenta e alem disso deixa o intestino funcionando como um relógio, quando entram em contato com a água, formam um gel que estimula o funcionamento do trânsito intestinal.. Ela também é uma aliada para quem quer diminuir o colesterol ruim ou controlar a quantidade de açúcar no sangue, para isso a orientação é que seja consumido logo pela manha em jejum, com frutas ou iogurtes.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que as fibras solúveis, ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e, por consequência, protegem contra doenças cardiovasculares. esse efeito benéfico ocorre porque o cereal atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol. Porem para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água. Este cereal também possui uma capacidade antioxidante que auxilia na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e cardíacas. O consumo deve ser de forma regular.
A aveia é rica em potássio, mineral importante para modular a pressão arterial, evitando a retenção de líquidos, podendo vir ajudar no controle da hipertensão. Também contém triptofano, um precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, ou seja, a aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão. Mas o melhor de tudo vem agora, este cereal faz bem para a pele, pois é rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos da pele. Deixando nossa pele mais bonita com melhor aparência, além de mais saudável.
A ingestão diária é recomendada apenas três colheres por dia (aproximadamente 30g), isso já seria o suficiente para aproveita de todos os seus benefícios, sem esquecer que deve ser acompanhada com o consumo de água, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação.
Tipos de aveia:
Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.
Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma boa alternativa para substituir a farinha de trigo.
Eu tenho uma receitinha de mingal de aveia que adoro fazer antes de dormi, naqueles dias bem friozinho, sabe?? Fica delicioso.

hehe, acabei de comprar aveia pro meu café da manhã, tinha visto uma reportagem dizendo que é uma das poucas fontes de zinco. Agora que vi que vai ajudar em vários aspectos diferentes, vou tentar convencer minha mulher a comer também.
ResponderExcluirVIVA